quarta-feira, 14 de março de 2012

Psicologia por Juliana Carvalho Reis.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é Psicologia?


Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...


E o Psicólogo Escolar e Educacional?


A atuação deve estar no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os seguimentos do sistema educacional que participam do processo ensino-aprendizagem (ABRAPEE, 2010).

Onde entra o NAPS...

O NAPS vai trabalhar com os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores, orientação vocacional, dentre outros.

 Orientação Vocacional

O momento de decidir qual caminho tomar torna-se um momento crítico, pois existem estresses de todos os lados. É muita pressão para alguém tão jovem. Isso faz com que este momento seja de imensa importância para o futuro do jovem.

A orientação profissional consegue delimitar a área de atuação mais favorável ao indivíduo, delimitando e o deixando mais objetivo. A orientação vocacional é um processo de autodescoberta do jovem, que se sente perdido e sem norte. Para casos mais sérios, aconselha-se não só o teste em si, mas o acompanhamento com um psicólogo, pois os testes são padronizados, mas, as pessoas são diferentes. 

Geralmente, os modelos de testes vocacionais visam medir interesses, aptidões, a personalidade e a inteligência do jovem. São avaliados ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerados também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Outro ponto importante nos testes vocacionais são as entrevistas com o jovem e, em alguns casos, com os pais (http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário